Mensagem da Secretária

É uma das mais desafiadoras missões ser um Dirigente Municipal de Educação no atual contexto brasileiro. Creio que este ponto de vista se aplica a todos os departamentos dos pequenos, médios e grandes municípios, sejam pobres ou ricos, desenvolvidos ou não.

A educação é primordial na formação social, econômica, política e cultural de qualquer sociedade. O conhecimento é um dos fatores básicos para o desenvolvimento humano, no mundo moderno.

Portanto, ser um Dirigente Educacional, é oferecer, além de competências técnicas, uma cota pessoal de responsabilidade e compromissos à causa abraçada. Dessa forma, cumpriremos efetivamente nossa missão de gestor público: garantir o direito de aprender de todos e de cada um em sua plenitude, isto é, conteúdos escolares de qualidade e formação cidadã.

Estão em nossas mãos uma dívida histórica acumulada. Assim sendo, o Dirigente Educacional, precisa fazer com que a sua ação, de algum modo, contribua para superar os desafios de um sistema publico de ensino que não tem correspondido aos anseios do desenvolvimento da nação brasileira, sobretudo, para a maior parte das crianças e jovens das classes trabalhadoras.

Neste sentido, precisa-se ter claro que, ao lado dos atributos intelectuais e éticos que precisa ter, devemos ser um agente civilizador, pois seremos sempre desafiados a promover o desenvolvimento humano.

Dirigente Educacional é um agente público a quem compete assegurar o acesso à educação pública com qualidade social, direito inalienável de cidadania, presente na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e em documentos internacionais.

Lizete Rezende Airão

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Blog oficial da Secretaria Municipal de EducAÇÃO de Baependi, Minas Gerais, aqui serão postadas as notícias de interesse dos servidores da educAÇÃO no município de Baependi bem como aquelas que interessam a municipalidade como um todo. É um espaço democrático, tendo a transparência por princípio e buscando sobretudo fazer da educAÇÃO o ideal primeiro da construção da cidadania.
Deixo, neste momento de manifestações democráticas, uma mensagem do grande Madiba:

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo
Nelson Mandela

Um comentário:

PALOMA LEMOS COSENZA disse...

Venho através deste mostrar tamanha indignação com o fato ocorrido na ESCOLA MUNICIPAL RACHEL CAMPOS GONÇALVES NA CIDADE DE BAEPENDI MG,NO BAIRRO DA COHAB, fato este ocorrido no dia 01/12/2016 as 09:36 da manha, uma escola da rede municipal fez de criterio para formatura do PRE-ESCOLAR um pacote onde seria cobrado um valor de R$ 75,00 por criança onde os pais deveriam pagar pela formatura, esse valor seria disponibilizado para a criança: o convite, a beca e um album com foto da formatura, porem a criança que não efetuar o pagamento não teria o direito de forma. Meu primo chego em casa triste, chorando pois não havia recebido seu convite de formatura, uma familia carente sem condições de pagamento, não acreditando no fato resolvi então a ligar para a escola onde falei com a diretora CLAUDIA sobre o fato ocorrido, ela ja estava ciente pois o mesmo não acontecia so com ele e que para poder participar da formatura teria que pagar pelo pacote. Agora onde esta o direito desta criança, tamanha discriminação social dentro de uma escola publica e mais a diretora por sua vez me disse que a escola esta localizada em um bairro pobre, por essas palavras aumentaram-se ainda mais minha indignação pois uma rede de educação municipal em um bairro humilde tornar privado uma formatura do PRE-ESCOLAR. COMO SERA O DESENVOLVIMENTO DESSA CRIANÇA NO FUTURO? Onde a primeira formatura da criança ja é excluida por suas diferenças economicas. ESPERO QUE OS ÓRGÃOS RESPONSAVEIS PELA EDUCAÇÃO TOME PROVIDENCIA DO FATO OCORRIDO.