Mensagem da Secretária

É uma das mais desafiadoras missões ser um Dirigente Municipal de Educação no atual contexto brasileiro. Creio que este ponto de vista se aplica a todos os departamentos dos pequenos, médios e grandes municípios, sejam pobres ou ricos, desenvolvidos ou não.

A educação é primordial na formação social, econômica, política e cultural de qualquer sociedade. O conhecimento é um dos fatores básicos para o desenvolvimento humano, no mundo moderno.

Portanto, ser um Dirigente Educacional, é oferecer, além de competências técnicas, uma cota pessoal de responsabilidade e compromissos à causa abraçada. Dessa forma, cumpriremos efetivamente nossa missão de gestor público: garantir o direito de aprender de todos e de cada um em sua plenitude, isto é, conteúdos escolares de qualidade e formação cidadã.

Estão em nossas mãos uma dívida histórica acumulada. Assim sendo, o Dirigente Educacional, precisa fazer com que a sua ação, de algum modo, contribua para superar os desafios de um sistema publico de ensino que não tem correspondido aos anseios do desenvolvimento da nação brasileira, sobretudo, para a maior parte das crianças e jovens das classes trabalhadoras.

Neste sentido, precisa-se ter claro que, ao lado dos atributos intelectuais e éticos que precisa ter, devemos ser um agente civilizador, pois seremos sempre desafiados a promover o desenvolvimento humano.

Dirigente Educacional é um agente público a quem compete assegurar o acesso à educação pública com qualidade social, direito inalienável de cidadania, presente na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e em documentos internacionais.

Lizete Rezende Airão

quarta-feira, 31 de julho de 2013

IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Divulgado pela ONU no último dia 29 o índice de desenvolvimento humano municipal do Brasil, a cidade com melhor desempenho foi São Bernardo do Campo com o índice de 0,805 em uma escala que vai de 0 a 1, Baependi ficou com o número 2411 entre as cidades brasileiras e em penúltima colocação entre nossas circunvizinhas, percebe-se claramente nos quadros abaixo que, como no restante do pais, a educação contribuiu para puxar esse número para baixo, uma profunda analise dessa situação nos leva a refletir sobre o papel dos órgãos instituídos, dos profissionais e da comunidade como um todo nesta realidade, cabe a nós trabalhar para conseguirmos cada vez mais alavancar a qualidade do ensino em nosso município e buscarmos elevar esse número nos próximos indicativos.

Município 
IDHM
Conceição do rio verde
0,665
Baependi
0,681
Cruzilia
0,695
Pouso Alto
0,710
Caxambu
0,743
São Lourenço
0,759
Itajubá
0,787


Nenhum comentário: